terça-feira, setembro 11, 2007

Herrar é umano

Apontas o dedo a quem te rodeia como se aspirasses ser o centro da razão. Eu sei que queres.

(Desculpa, mas não és.)

Não é porque aos teus olhos julgas ser um exemplo a seguir que faz de ti Messias.

Somos em parte seres autómatos comandados por moralismos socialmente impostos onde todos salivam por um erro alheio... para depois, orgulhosos do seu "puritanismo", exporem os dissidentes em praça pública como se fossem um qualquer facínora num juízo final.

Esqueceste-te que nunca me candidatei a um prémio Nobel da Paz. Não quero ser um exemplo a seguir. Exigiria de mim viver constantemente condicionada por opções hipocritamente defendidas, só para agradar quem? Uma sociedade que todos os dias se espelha em erros sucessivos?

Errar é humano. Fingir é que não é. Ainda bem que errei. Ainda bem que bati com a cabeça e fiz galo. Mas aprendi. Arrepender-me de ter errado? Medo de voltar a errar? Nunca. Como reflecte aquele filme lindo embalado pelo Philip Glass... Qual é o significado do arrependimento, quando na altura em que errámos não existia alternativa? É tão fácil arrependermo-nos do que fizémos quando as consequências são devastadoras... Não penso nada assim.

Assumo. Admito. Estou aqui para olhar de frente quem nunca errou, sem qualquer réstia de vergonha estampada no meu rosto. É a nossa dignidade que importa. A nossa força em admiti-lo e seguir em frente, absorvendo ao máximo o que tiramos desta vida para depois podermos viver conscientemente felizes. Sorte de quem nasce com um mapa orientador e vê sempre tudo a preto e branco... sem zonas cinzentas para atrapalhar o seu moralismo pregado.

(Deixem só que a tentação os tente... para ver se resistem.)

Viverei o resto da minha vida com as lições que aprendi na esperança de errar cada vez menos. Mas nunca deixarei de viver como quero, ou viver o que os outros me impõem, só por ter medo de errar.

7 comentários:

Unknown disse...

E errarás sempre comigo. Porque estarei a teu lado para te reavivar a memória dos momentos em que fomos felizes nesse erro. No fim, deixa de o ser (um erro). Passará a ser a prova de que seguimos o que sentimos até ao seu esgotamento.
E de que vale a vida se não for cheia e carregada de todos estes momentos maravilhosos de que nos rimos neste futuro?
De que vale a vida se nunca aprendermos com esses "erros" e voltarmos sempre a errar mais?
Bolas! De que vale tudo isto, se não chorarmos angustiantemente pelo aperto que sentimos na garganta resultado desses "erros"?
Amo esta vida em união com a tua.
Amo todos os "erros" que cometemos.
Hoje somos as MULHERES para deixarmos de ser simples mulheres...
Amo te

Unknown disse...

E por favor....
Escreve o livro que ainda tens de escrever nesta vida...

Anónimo disse...

Era bom ter uma bússola mental! Mas os nossos pontos cardeais por vezes, mudam de lugar. É preciso deambular pelos nossos caminhos mentais.
Peixinho Prateado

Tânia Mealha disse...

E é com o erro que crescemos, porque as perspectivas se abriram depois de um suposto abismo, em que apenas o preto ou o branco pareciam ser as soluções! Mas depois, todo o mundo dos cinzentos, dos azuis, dos amarelos, dos vermelhos, dos lilázes, dos cor-de-rosa se torna visível e aí compreendemos que os erros passam muitas vezes por nos toldarmos com os condicionamentos impostos pelos pretos e brancos das nossas vidas :)
É maravilhoso poder descobrir todas as cores da minha vida sabendo que estás presente. Espero que continuemos a percorrer essa estrada.

Anónimo disse...

Assim como a dor é um sinal de alerta para o nosso "sistema"...o erro é um sinal de "já chega...não vás por aí..."condicionado por diversas estruturas que nos acompanham ao longo da vida...
E acomodamos mais uma experência...um erro...e tornamo-nos melhores...e escalamos mais um degrau da escada, em direcção à pessoa que queremos ser, que vamos ser...
Não há que ter medo de errar, de falhar... o truque está em saber seguir em frente...e mesmo perante as maiores adversidades, encará-las de frente, sem medo, fazer pouco delas se for preciso...
Porque o erro com 5mm faz-nos subir até aos 2 metros de altura...e seremos gigantes!!!!e FORTES!!!!
Estarei sempre lá para "herrar" ctg e assim seremos cada vez mais "umanas"...

MP

MaryMoon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MaryMoon disse...

Mesmo tropeçando e caindo, ergo-me de novo como alguém que renasce e tenta com a sua força resistir... a uma nova queda. Caio para me levantar com mais força, mas sem medo de tropeçar de novo. Caio porque falhei, sem medo de fazer ferida. Ainda vou a tempo de poder cicatrizá-las. Cicatrizes que deixam marca indelével na minha alma... mas sem as quais eu nunca iria saber o que NÃO queria para mim. Assim eu sei para onde não devo ir, por qual caminho não vale a pena voltar.
Porque depois da queda, sabe tão bem erguer-me, de novo, como um postal em branco. Caem-me as lágrimas de felicidade por saber que depois da queda... tenho-vos a vocês para me ajudarem a subir. LoveUso much. Keep close to me.