sexta-feira, julho 18, 2008

Compra Otária!

Eu sei que não sou propriamente uma conhecedora acérrima de técnicas de marketing e publicidade, e muito menos tenho conhecimento sobre o que significam aqueles estrangeirismos intraduzíveis à excepção de briefing e pouco mais... mas há certos anúncios e técnicas de marketing que constituem um verdadeiro atentado à minha inteligência e integridade psicológica e só falta virem com legendas bem garrafais e a CAPS LOCK:

COMPRA OTÁRIA!

Desde já peço aqui desculpa a um amigo da publicidade porque não quero ferir susceptibilidades, mas como consumidora alvo de certas campanhas de publicidade, penso que tenho legitimidade em criticar. Provavelmente não faria melhor, mas foi exactamente por isso que não enveredei por aí. E apesar de ter consciência que muitas vezes a criatividade dos publicitários é fortemente condicionada por exigências obrigatórias de quem encomenda o trabalho e portanto,
paga,
e portanto,
decide,
e portanto,
escolhe e obriga a que sejam de determinada maneira,
também tenho consciência que deve haver muito recalcado disfarçado de criativo por aí.

Confesso que adoro ver publicidade e gosto particularmente da original, por mais básica que seja.
Mas quando num destes dias... estou muito bem no meu sofá... e os meus olhos começam a ser inundados pelo anúncio em que se vê um homem a ser testado por um polígrafo, onde responde muito calmamente e descontraidamente que uma companhia de seguros é com certeza a melhor, e ainda há uma legião de consumidores que estavam escondidos por trás da cortina (vai-se lá saber porquê...) e o sr do polígrafo que confirmam!!!????!!!

Epá!!! Não há paciência para tanta ofensa.

Queriam que eu pensasse o quê? Ainda bem que eles estavam lá...! Se o sr do polígrafo não tivesse anuido e se os clientes da seguradora não tivessem confirmado eu nunca acreditaria neste anúncio...!!!! ??!!!!!
Aqui, aplica-se mais

ACREDITA OTÁRIA!
PARA DEPOIS,
COMPRARES OTÁRIA!


2 comentários:

André Peixoto disse...

Pior do que haver clientes que aprovam campanhas desse calibre criativo de alto nível, é haver criativos que pensem nelas! Afinal os clientes só podem aprovar aquilo que um criativo apresenta. Salvo as excepções em que o cliente pede para fazer uma campanha assim e assim porque es acha muito criativo. É caso para dizer: CRIA OTÁRIO!

MaryMoon disse...

Muito bem ;) eu sabia que me perceberias! És um verdadeiro criativo peixinho.