sábado, agosto 23, 2008

F....

O meu irmão diz, pensativo:

-Sinto uma especial admiração pelos fracos.

Eu, assaltada por tal revelação inesperada despida de preconceitos de fraqueza, continuo à procura de mais um filme no Clube de Vídeo, cravando os meus olhos nos títulos que vou memorizando para afastar do meu cérebro a tentativa falhada de não ter a resposta certa para lhe animar o espírito naquele momento.

Ele, reformula:

- A sério, sinto um especial gosto pelos fracos, enquanto os arrogantes, irritam-me.

E, remata:

- Se calhar é por eu ser fraco também...

O Dário, nosso amigo algarvio, intervém e salva-me um tempo para eu pensar...

- Móce, ma que jeito tás sempre a deitar-te abaixo, móce, daqui a nada espeto-te um selo para ver se acordas! Pára de te recriminar!

Os títulos desinteressantes não me desviam, talvez seja a preocupação que não me desvie, finalmente, falo:

- Sentes admiração pelos fracos pela sua humildade e ausência de sorte, mas acredita que um arrogante é bem capaz de ser mais fraco que qualquer fraco que assim o demonstre.

.....

Não ajudei, eu sei.

1 comentário:

Francisca Cortes disse...

Depois de alguma resistência a comentar, pela dificuldade que apresenta esse acontecimento, palavras e emoções:
gostamos ou não gostamos de características que os outros possuem pelo desejo de sermos assim, por sermos assim, ou pelo receio de virmos a ser assim.
Fracos! Não posso dizer que tenha admiração por eles porque me lembram as minhas fraquezas. Tenho sim algo que me compele a defendê-los, porque fazê-lo seja talvez defender-me a mim, ou certos aspectos de mim...
Arrogantes! Concordo contigo que possam ou que sejam mais fracos que os Fracos. Porque a arrogância lhes tolda a visão e usem a arrogância como forma de se protegerem das suas fraquezas. Não gosto deles porque temo ser assim, arrogante, com palas nos olhos, e que ninguém se chegue perto pra me dizer que algo está errado, que afinal o mundo tem outras formas e conteúdos.
Podes dizer mesmo, e digo eu, apesar de ser palavrão: "Foda-se"! Que conversa, que nos toca a todos, e não tem resposta simples e/ou eficaz. Mas ainda bem que existem pessoas como o teu irmão que trazem ao cimo da nossa consciência os permeios intrísecos da existência do eu, para que nos lembremos quando rotulamos alguém de fraco ou outra qualquer coisa, ou fazemos um juízo de valor, porque raio é que o fazemos.
Beijo minha linda.
Ah! E ajudaste ;)