segunda-feira, maio 05, 2008

My Blueberry Nights


Tarte de mirtilo com gelado... nham nham... com a língua removo o que sobeja em redor dos meus lábios. Até porque por mais que eu quisesse, o Jude não sairia do ecrã em direcção a mim, para me tirar com os lábios o gelado dos meus. Não. Não. Em sonho talvez, ou se cantasse como a Norah, talvez. Se fosse bela como a Sienna também, talvez. Mas sendo quem sou, ele não viria não. Não me interessa.

Este filme vale a pena. Sim.

É o Wong Kar-Wai que eu tanto gosto e admiro. Com cenas mais rápidas que o Kar-Wai anterior. Mais comercial que o Wong de outros anos. Mas ele está lá. Não é pela Norah, não. É bonita e fotogénica, sem dúvida. Mas não tem de actriz o que uma Rachel Weisz transpira por cada poro, o que uma Natalie Portman emana por cada célula. O desespero amoroso tão brilhantemente retratado pela câmara do Wong (sempre aliado com um primeiro plano desfocado como se fosse um filtro ou uma lupa à imagem principal - ali, não interessa o directamente filmado, a pele nua e crua, há uma rede de luzes, há um plano que enquadra o pormenor, até pode ser encarado como uma lupa - atrai e aguça a curiosidade, quase que nos sentimos voyeurs de um desespero captado, e sofremos também) e tão notavelmente interpretado por David Strathairn - que ocultava este talento escondido, alheio aos meus olhos, pelo menos.


A CatPower trata da banda sonora.











8 comentários:

______ disse...

Não seria óptimo se todos pudéssemos fazer viagens de auto-descoberta?
Do género "Route 66"...
Sem destino, a não ser encontrarmo-nos a nós próprios...

... O primeiro parágrafo do teu post também dava uma história gira: a rapariga sonhadora, o galã a sair da televisão...
Seria um remake actualizado do videoclip do "Take on Me"!!!!

MaryMoon disse...

Eu estou na iminência de fazer uma...

MaryMoon disse...

Muito fixeee o videoclip do "Take on Me"!! Nunca tinha visto..

______ disse...

O QUÊ??????!!!!!!!!!! ISSO É IMPERDOÁVEL!!!!!
COMO É POSSÍVEL QUE SÓ TENHAS VISTO O CLIP DO "TAKE ON ME" AOS 27 ANOS??????
É UMA COISA QUE FAZ PARTE DA NOSSA GERAÇÃO E QUE ACOMPANHA O NOSSO IMAGINÁRIO PELA VIDA FORA!!!!!....

...Perdeste uma coisa fundamental da adolescência, mas paciência... Remediou-se....
Fica o meu presente de aniversário... :-)

______ disse...

E quando é que vais para Veneza?
É essa a viagem, certo?

______ disse...

O que eu queria dizer é que acompanha o nosso imaginário durante a adolescência... Eu, pelo menos, nunca mais esqueci...
... mais por causa do vídeo...
A música em si é mais antiga, claro...

... Bon Jovi?....

MaryMoon disse...

Lol
Sim, Bon Jovi :)
Sabes que é na adolescência que absorves a música pop para modelares a tua personalidade e afinares a tua cultura musical... em jovem adulto. E à medida que cresces, vais modelando cada vez mais.

MaryMoon disse...

Agora, por exemplo, já consigo apreciar Ágata ;)