quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Ein Freund von mir



A semana passada peguei nas minhas pernas e fui assistir a um filme completamente às escuras, filme esse inserido no ciclo de cinema de expressão alemã KINO, intitulado de Ein Freund von mir (Um amigo meu). A vantagem de viver perto da capital e de trabalhar bem no centro é esta: dou-me ao luxo de ver pérolas que passam ao lado a muitos cinemas comerciais.

Os ciclos do cinema S Jorge são um dever para quem gosta de cinema. Nunca mais me esqueci do filme Odette Toulemonde que finalizou a mostra de cinema francês o ano passado. Simplesmente genial. Tão genial que depois chegou a passar nos cinemas comerciais.

Este não fugiu à regra.
Ein Freund von mir é um filme sobre a amizade e amor (nada de florzinhas acreditem). Os planos são magníficos, cada fotograma é uma bela fotografia, as interpretações são fabulosas - é impossível não ficar contagiada pela inocência pueril do amigo, brilhante representação do actor de Goodbye Lenin. A banda sonora puxa pela lágrima (um pouco de nada exagerada no tempo, às vezes dá a sensação de videoclip, mas a música coaduna bem com o filme)... e mais não digo, porque aconselho a toda a gente que queira sair com a sensação de bom filme visto, a arranjar este filme onde puder.
Com este filme, ri à gargalhada e sorri como se estivesse apaixonada.
Com este filme, deixei escapar uma lágrima e deixei explodi-las como se o saco tivesse rebentado.
Com este filme, saí mais forte e inspirada para o meu curso de pintura.
Quero ver outro igual a este.

2 comentários:

______ disse...

"The Shipping News", "O gosto dos outros", "De tanto amar omeu coração parou", "Gato preto, gato branco"... E claro, o brevemente a estrear... RAMBO IV!!! :-))))

Luís Melo disse...

Assisti a este filme na minha cidade e é espetacular.Um belo filme sobre amizade e felicidade. Um dos momentos belos são quando o matemático revela sua paixão pela aeromoça e as cenas que seguem e quando o Hans pergunta pela segunda vez ao Karl "Isso vai te fazer feliz?", agora, com esta frase fazendo sentido para ele.